A estação mais quente do ano chegou e, com ela, o aumento do consumo de energia elétrica. O uso de eletrodomésticos como ar-condicionado, ventilador e geladeira é intensificado nesse período, o que resulta no aumento da conta durante os três meses de calor. Algumas práticas podem ser adotadas para amenizar esse impacto:

Dicas para economizar energia no verão

Assim como as residências, empresas também sentem o aumento da conta de luz durante o verão. E o impacto é ainda maior, devido ao porte do empreendimento e à alta demanda por energia elétrica, o que traz dificuldades para manter o negócio rentável nessa época do ano.

Um bom exemplo disso são os hipermercados. Com as altas temperaturas, equipamentos de refrigeração como geladeiras, freezers, câmaras frias e prateleiras refrigeradas precisam ampliar a sua capacidade, para que possam conservar adequadamente os produtos em seu interior.

O chamado “horário de ponta” é mais um ponto de atenção nesse período, pois pode fazer toda a diferença no fim do mês.

Com o aumento significativo na demanda, a capacidade de funcionamento das usinas hidrelétricas é severamente prejudicada, o que pode causar quedas de energia. Uma estiagem nesse período agrava ainda mais a situação, forçando a contratação dos serviços de uma usina termelétrica para suprir a carência. O custo alto da operação pode fazer com que a concessionária de energia repasse o valor aos consumidores.

Para que ninguém saia prejudicado, o ideal é que cada um utilize os equipamentos com sensatez, aplicando as dicas de economia, e que as indústrias e demais empresas tenham em seu planejamento a possível contratação de serviços de energia temporária, para garantir a produtividade no fim do ano e não gastar mais que o necessário.

A BR Geradores é especializada em soluções para energia temporária e atende diversos segmentos, de indústrias a prestadoras de serviço. Para mais informações, entre em contato e peça seu orçamento!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *