Diversos fatores contribuem para que uma operação portuária seja realizada com segurança e agilidade. Dentre os variados tipos de cargas que transitam nos portos, existem aquelas que necessitam de refrigeração contínua para que cheguem em perfeito estado ao seu destino final. É o caso de frutas, plantas, carnes, produtos químicos e farmacêuticos, por exemplo.

Para a movimentação desses produtos utiliza-se o modelo de contêiner Reefer, que armazena cargas refrigeradas em temperaturas que variam entre -25ºC e +25ºC, dependendo do tamanho e qualidade da estrutura. Os modelos mais utilizados no mercado são o Reefer 20’, o Standard 40’, o High Cube Reefer 40’ e o Contêiner Baby 30’.

O consumo de energia destes contêineres varia de 10kVA a 15kVA por dia, podendo ultrapassar dependendo de questões como o produto armazenado, frequência de abertura das portas, temperatura do ambiente externo e qualidade do isolante térmico.

Quando esses contêineres chegam aos portos, precisam esperar para serem movimentados via transportes terrestres (caminhões, trens e outros), por isso é essencial que, durante esse período, fiquem ligados a uma fonte de energia elétrica. Para realizar o abastecimento de energia desses contêineres é necessário utilizar um equipamento específico: os quadros de tomadas Reefer.

Esses quadros viabilizam a instalação do contêiner Reefer em um gerador de energia, permitindo que a carga se mantenha refrigerada e chegue ao seu destino no estado ideal.

Especializada em portos, a BR Geradores possui um parque de energia que conta com cerca de 2 mil tomadas Reefer com quadros de 8, 24 e 50 posições, ideais para a alimentação desses contêineres. Trabalhamos, ainda, com a venda de geradores e demais equipamentos para a realização de projetos, dimensionamento, instalação e manutenção em geradores e painéis elétricos. Veja um dos nossos cases de operação para portos com contêier Reefer clicando aqui!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *